Ivo Adams

Violinista e fundador do meuviolino e atualmente dedico meus estudos e pesquisas focado em ajudar e direcionar qualquer violinista independente do nível que ela está. O blog é totalmente direcionado para reviews do meuviolino, o projeto já começou algum tempo, mais precisava de teste que são feitos em meses para ser o mais fiel possível as análises. São testes com mais de 100 mil horas de estudos para extrair o máximo possível dos materiais, como cordas, breus, arcos, espaleiras, etc. Não é um blog para técnicas, métodos e aulas e sim reviews fruto de muito estudo que faz parte do dia-a-dia do meuviolino.

[ FALSIFICAÇÃO • Pirastro Tonica New Fomula! Você sabe qual é a verdadeira? ]

Pirastro Tonica New Fomula! Você sabe diferenciar a Falsa da Verdadeira?

E aí, galera!  Separei um artigo que venho pesquisando há bastante tempo, não só pesquisando, mas testando, experimentando e acima de tudo bastante preocupado com todos os violinistas e principalmente todos os iniciantes, porque falo em especifico para os iniciantes, simplesmente por não conhecer e diferenciar em vários aspectos o que é Falso e Verdadeiro. Como é um encordoamento procurando e vendido no mundo inteiro para iniciantes e usado por muitos profissionais e estudantes intermediários também, mas quero justamente me concentrar em soar um alarme de TOMEM CUIDADO! Gostaria de concentrar o artigo como um review da Tonica Falseta 😀 não apenas mostrar como já mostramos nas redes sociais do meuviolino que existe uma tão, tão parecida com a Original que engana  de verdade. E falo de verdade a todos os leitores, é este o objetivo de quem anda fazendo e produzindo em alta escala e, vendendo pelo mundo afora, enganando muitos músicos. Isto é tão real e tão enganoso que lancei uma enquete no stories do Instagram, e muitos desde o iniciante ao músico profissional tiveram receio em responder e aos que responderam não conseguiram acertar 100% de toda a enquete feita em 48h. Sendo assim separei um matéria inteira para revelar que todo clone, por mais perfeito que seja, nunca será um original, existem detalhes para identificar, detalhes que vão te ajudar, e detalhes que vão abrir os olhos. Não estou dizendo que isso será sempre 100%, mas como todo bom falsificador, sempre estarão buscando formas e maneiras para deixar seu clone perto dos 100% ao original.

Vou separar o artigo em algumas partes, primeiro vou apresentar alguns pontos, pontos como preço, porque falo de preço, muitos acham que apenas o preço será o revelador da identificação, se você que isso vai lhe trazer segurança, sorry, você continuará sendo enganado. Um dia deste um leitor no blog me falou que por não ter acesso e por morar em um lugar que distante, quase isolado, suas compras da Pirastro Tonica eram falsas, apenas um era original, o que quero falar, cuidado, preço não é determinante e nunca será, as replicas estão sendo vendidas pelo mesmo preço da original, então não é este o detalhe, quero dizer, esqueçam o preço.

 

OBSERVAÇÃO GERAL
Algumas regras deste artigo que está vinculado a Pirastro Tonica New Formula servem para as outras marcas e encordoamentos que temos no mercado. É  importante estarmos atentos a detalhes, uma vez que o mercado a cada dia possui muitos acessórios falsificados, principalmente para o meuviolino, infelizmente é verdade. Aos poucos com as fotos, o artigo e as dicas de como reconhecer as imitações, elas vão te ajudar não só a ficar atento com o encordoamento da Pirastro Tonica, mas para todas as marcas, como um guia, um guia para abrir seus olhos. Via de regra, independente da marca, podemos diferenciar cordas de alto padrão e baixo custo de algumas formas: se você percorrer com o dedo indicador e o polegar por toda a extensão do encordoamento, perceberá que as cordas verdadeiras tem um padrão de qualidade, possuem um toque suave, flexível e consistente. Encordoamentos com qualidade inferior de cara já mostram um toque áspero e pegajoso, e antes que eu esqueça no tempo que faço reviews e pesquisas, também poderão apresentar muita rigidez falando é claro nos termos de flexibilidade e ainda falta de uniformidade e equilíbrio. Mas, por tanto e aí vai, 100% dos iniciantes não sabe identificar estes detalhes, e é normal porque ainda estão ganhando experiência, etc. Por este motivo os falsificadores se aproveitam de verdade dos iniciantes por não saber, e vendem e enganam de verdade. Se na minha brincadeira do Stores do Insta eu consegui deixar profissionais com mais de 15 anos de experiência, imagina os iniciantes. Fiquem alertas, e não deixem de ler este artigo até o final.

 

 

DICA 01 – PREÇO NÃO É DETERMINANTE
Quem vende, vende pelo preço que quiser, então isso nunca será uma ciência exata para determinar a Falsa da Verdadeira. Claro que em algumas situações desconfie. Valores muito abaixo desconfie. Uma vez, vi uma loja dando desconto de 50%, porque estava chegando as novas, e eram verdadeiras, então neste caso era para limpar o estoque então, não seria determinante.

 

DICA 02 – MANUAL DO FABRICANTE
Sobre o manual do fabricante, é o ponto chave para tudo, e o mais ignorado. Porque falo isso? Vou contar uma história. Uma vez estava assistindo uma palestra e o palestrante contando que levou sua esposa para o apartamento novo como surpresa, e ela perguntou: “Por que você escolheu o 5º andar?” Ele riu. “Eu li o manual do corpo de bombeiros.” E ela não entendeu. Ele disse “Li que a escada só chega até o 5º andar, então, se pegar fogo no prédio temos uma opção”. Não sei de fato se teve mudanças, mas achei interessante isso e debato levamos fogo nas costas na grande maioria por ignorar o famosos manual, ele te diz e te conta todos os detalhes, então, não ignore o manual, sempre entre no site do fabricante, veja as especificações, elas vão te ajudar.

 

DICA 03 – ONDE ESTOU COMPRANDO?
Este é um ponto importante, porque existem lojas que são credenciadas. Algumas marcas te ajudam em seus sites sobre esses representantes, mas muitos não fornecem, como a Pirastro. É uma das que mais vendem no mundo, uma das mais famosas, esta lista seria gigante. Então sempre procure referências das lojas que vendem cordas originais. Como temos a internet para ajudar neste processo, veja sempre referências, procure indicações. Desde que o blog está no ar, tenho ajudado muitos músicos, e detalhe: não ganho nada por isso, não ganho porcentagens em vendas. É um blog sem patrocínio. Apenas recebemos os produtos da empresa para review. Como venho pesquisando, adquirindo produtos e compras no processo, descobri lojas confiáveis no mundo virtual. São poucas. Mas existem as confiáveis, mesmo na China. Não estou aqui falando mal da China, mas hoje o polo de mão de obra do mundo está lá. Muitas marcas famosas usam os polos chineses para suas produções. Então como toda fama da muamba, muitas coisas vem de lá, é só você olhar vários aparelhos e produtos, veja a etiqueta, made in china. Então, tome sempre cuidado.

 

DICA 04 – FOTOS DOS PRODUTOS
Uma vez estava procurando a Pirastro Obligato, e só tinha uma foto da embalagem. Entrei em contato com o vendedor e pedi fotos. Quando recebi, de cara identifiquei que eram falsas. Às vezes ignoramos de fato, mas as fotos revelam detalhes cruciais, detalhes minuciosos que ajudam na identificação.

 

DICA 05 – CONTROLE DE QUALIDADE
O controle de qualidade da Pirastro na confecção de todos os modelos, do de entrada aos Tops sempre é muito rigoroso quanto aos produtos utilizados. Controle tão alto que caso o revestimento da corda, independente de qual seja, esteja com uma coloração escura, suja ou inconsistente, a possibilidade é grande de se tratar de um produto falsificado. Veja que nas fotos que tirei comparando as cordas, tirei foto da corda Sol, a mais grossa para que fique evidente, padrão de cor todo distorcido, e este padrão funciona para as grandes marcas que temos no mercado. Padrão tão rigoroso que eles não substituem algum que venha com defeito, eles trocam o SET inteiro. E vejam que toda Tonica verdadeira ou melhor todo conjunto da Pirastro vem com um número de lote solto dentro da embalagem (fotos em anexo).

 

DICA 06 – CORDAS COM 1 METRO
As cordas Tonica 4/4 possuem mais ou menos 1 metro de comprimento. Não posso afirmar o tamanho preciso porque a Pirastro não fornece esta informação, mas é um detalhe que muitos não prestam atenção de fato. Existe um padrão de tamanho e não é feito de qualquer forma. Nesta questão, muitas das falsificações são mais curtas para economizar material e custo no processo de fabricação, falseta. Como acontece neste exemplo, os tamanhos são diferentes. Breve atualizo a informação, estava sem a régua no momento, mas coloquei uma do lado da outra e existe a diferença.

DICA 07 – BOLINHAS DAS CORDAS
Este eu afirmo: é um detalhe que 90% dos violinistas ignoram, porque é um detalhe, mas muito, muito importante. Se vocês entrarem no site da pirastro, vão perceber que padronizaram todas na cor preta, e as bolinhas das cordas são devidamente torneadas. Tão bem feitas e com padrão de qualidade que não encontramos rebarbas ou bordas pontiagudas. É nítido, mas ignorado por muitos. As bolinhas usadas pela Pirastro, e várias outra marcas, elas tem formato cilíndrico e com cantos bem angulados. Eu costumo dizer que seria o detalhe como um violino feito a mão e outro feito por uma máquina, é nítido. E estas bolinhas tanto no lado interno (o buraco) quanto no externo, são feitos tão bem angulados que parecem pequenas joias.

 

DICA 08 – LAÇO DAS BOLINHAS
As cordas fabricadas pela Pirastro possuem um ajuste tão paralelo que, ao afinal do laço, percebemos uma aparência uniforme, regular, lisa e bem tensionada. Não fica frouxa, tão bem apertada que a bolinha com a corda parece um único elemento. Este laço (a parte torcida) das cordas é menor se comparado ao de encordoamentos falsificados, é milimetricamente ajustado.

 

DICA 09 – AS CORDAS DE PONTA A PONTA
Muitas vezes, estamos apenas preocupados com a ponta das cordas, as pontas que saem do estandarte, mas, esquecemos de avaliar as pontas que ficam nas cravelhas. No manual do fabricante precisamos analisar as cores que revestem de ponta a ponta. Na original vejam a diferença dos traços entre o vermelho e branco, bem juntos e simetricamente divididos enquanto a falsa não é simétrica e suas divisões bem menores, mais um detalhe de economia, que são características das falsas. Falando ainda da ponta da corda, veja que ao terminar as cores tracejadas a linha vermelha é mais extensa, enquanto a corda falsa é menor. Então, queridos amigos, fiquem atentos. Falando das pontas e cores que vão para cravelhas, as cores seguem o padrão da original, mas a qualidade do material é gritante, e as pontas são muitas vezes mal cuidadas e desencapados sem o seu devido cuidado e acabamento.

 

DICA 10 – EMBALAGEM DE PLÁSTICO
Este ponto é perceptível, mais enganoso para muitos. Falando da parte externa, temos uma embalagem de plástico que envolve todos os 4 pacotes. Vejam que seu tamanho deixa sobra, justamente para não pressionar e danificar os pacotes, e a falsa já economiza neste detalhe, menor, mais apertada, dando uma enorme dificuldade para tirar as embalagens. Parece que estamos em um apartamento de 40 metros quadrado com 4 quartos. Vejam que as fotos mostram nitidamente a diferença. Detalhe pequeno, mas relevante o símbolo de reciclagem está centralizado, enquanto a corda falsa esta na lateral e o ícone é diferente, tem até economia no ícone, rs. Terceiro detalhe, o corte no plástico é fino e comprido, reto e paralelo apenas arredondado na ponta, enquanto o pacote falso é todo arredondado. Antes que eu me esqueça, percebam que a embalagem nas pontas são lisas, e a falsa com detalhes.

DICA 11 – IMPRESSÃO NAS EMBALAGENS
Como trabalho há 20 anos no mercado publicitário e minha formação quando muito jovem foi dentro de uma gráfica, onde aprendi diversos detalhes sobre impressão de materiais na prática, sendo assim posso dizer que meu olho é meio chato em relação ao detalhe de impressão, por isso vou lista aqui pequenos tópicos que são nítidos, mas para quem não conhece é ignorado. Por que digo isto?  Quando você vai pintar uma casa e escolhe uma cor ela tem a quantidade que usou de branco, preto, etc nas misturas, na impressão a lógica é a mesma. Por isso uma cópia falseta o mais perfeito que seja não consegue descobrir a numeração exata do vermelho, por exemplo usada na Tonica, pode ser próximo mais nunca igual. E papel utilizado sempre terá um diferença nas cores. Tudo isso é importante percebe, mas, sem demorar muito, vamos lá:

  • Pacote Principal Frente: Na capa do pacote principal detalhe da Marca Pirastro Tonica, a original sua impressão é perfeita onde as linhas não são borradas, o pacote falso as linhas são feitas de um digitalização e colocadas no computador para serem vetorizadas, quando transformadas em vetor pelo programa do computador suas linhas não ficam 100% uniformes, até porque a original foi feita Matematicamente por uma fonte ou programa de vetor e não construída como imagem que são junções de pixels. Outro Detalhe alinhamentos e tamanhos de cada detalhada da frente da embalagem, todos centralizados e seguindo um padrão, e a impressão mais nítida e mais viva e forte.

  • Pacote Principal Verso: Seguimos a mesma lógica no pacote, impressão da Original é forte e bem definida nos detalhes. No verso é nítido a diferença, logo na aba do pacote onde temos o site da Pirastro, vejam a diferença de fontes e espaçamentos, e logo a baixo o nome Tonica até da verdadeira ser cheia, encorpada e o R de registro corretamente alinhado no canto superior e próximo a fonte. Na falseta (perdão o termo, mas vou usar, rs) é fraco e desalinhado a impressão, na verdade tudo é desalinhado. Mais um ponto as fontes não são iguais, percebam, como existem muitas fontes pelo mundo e muitas similares só quem contem o arquivo original sabe qual é a fonte. E o código de barras vejam como é a parte mais tosca da impressão, mais falhada. Enfim detalhes pequenos que não prestamos atenção, mais nítidos. Resumindo os falsificados geralmente não têm qualidade de impressão e as impressão são ruins e muitas vezes ilegível.Estou separando aqui um detalhe tosco, mais engraçado, no pacote da corda Mi o Mi está escrico ML, esqueceram de revisar eu acho KKK. Fiquem ligados, repito novamente, vejam sempre os detalhes.

  • Pacote da Corda: Posso dizer que este enganei muitos na enquete, ele já não segue o padrão de uma impressão forte, acaba sendo igual a uma impressão de moeda e um papel diferenciado, veja que a marca da Pirastro no pacote é suave enquanto a falsa é uma impressão mais forte e o detalhe dos pontos que abrem a embalagem são bem feitos, já as falsas são mais espaçados, as vezes faltam pedaços. Sei que parecem muitos detalhes, mais são detalhes que ajudam a você não ser enganado. Neste caso, vem uma pergunta interessante, porque a impressão do pacote da corda a falsa é mais forte que a verdadeira, simples, quando você digitaliza uma impressão mais leve com pouca cor, você precisa compensar, por isso as linhas, fontes e cores são mais fortes, mais continuam sem definição. Sobre o papel deste pacote existe uma diferença interessante, como é um segredo da Pirastro, eu diria que o papel da Verdadeira seria da família do papel manteiga, justamente para proteção da corda, diferente da falsa.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
Inspecione cuidadosamente sempre as embalagens dos encordoamentos. Leia o manual do fabricante, veja as especificações e fique atento aos detalhes, para você não ser enganado e comprar uma corda falseta, rs.

 

DETALHES DA PESQUISA
Estou postando aqui detalhes das pesquisas, a pesquisa foi feita com 900 pessoas que responderam no instagram com a enquete, vejam os números, apenas estou colocando para alerta, que precisamos estar prestando atenção sempre aos detalhes, sempre. O detalhe que mais chamou atenção na pesquisa foi que não houve 100% de acerto. Mais creio que este artigo vai ajudar a todos a partir de hoje.

177 Comments

Deixe uma resposta