Ivo Adams

Violinista e fundador do meuviolino e atualmente dedico meus estudos e pesquisas focado em ajudar e direcionar qualquer violinista independente do nível que ela está. O blog é totalmente direcionado para reviews do meuviolino, o projeto já começou algum tempo, mais precisava de teste que são feitos em meses para ser o mais fiel possível as análises. São testes com mais de 100 mil horas de estudos para extrair o máximo possível dos materiais, como cordas, breus, arcos, espaleiras, etc. Não é um blog para técnicas, métodos e aulas e sim reviews fruto de muito estudo que faz parte do dia-a-dia do meuviolino.

[ TESTADO • The Fiddle Fretter ]

The Fiddle Fretter. Um adesivo impressionante e único.

Bem… vou começar com um espaço para que você entenda porque este review levou um tempo para ficar pronto, como já comentei nas publicações anteriores nosso review é diferenciado pelo tempo, para testar possibilidades, ambientes, temperatura e o tempo para de fato comprovar se é de fato o que ele promete. Então, vamos voltar para o The Fiddle Fretter, um adesivo diferente de todos que testei durante o ano de 2017, não é um post para discutir se sou favor ou contra uso de adesivo no braço do violino, apenas trago um resultado de quase 1 ano testando o adesivo, e ai você me pergunta porque levar tanto tempo para tirar ou testar este produto? Simples, eu respondo. O adesivo quanto mais tempo no braço do violino, mais tempo a cola gruda e se solta do adesivo, e claro treinando todos os dias com o meuviolino e o calor do dedos, deslocamento, variações de temperatura, e mais alguns detalhes, ou seja, precisava de tempo e claro eu gostaria de perceber como ele iria se comportar neste período.

• Testada
• Tempo de uso: 11 meses
• Tempo de uso diário: 45min à 2hs
• Tempo médio de uso: 390.500min
• meuviolino usado: Cópia modelo Italiano de 1949 de Armando Di Lelio e Violino Elétrico

 

Vou separar por tópicos este review que despertou muitas curiosidades dos inscritos do canal.

01. Os adesivos
Este tópica separo para exemplificar uma coisa interessante, quando eu comprei o adesivo eu estava pesquisando e adquirindo para testar, nesta pesquisa achei este adesivo que chamou muito minha atenção e claro, fiquei super curioso, e na minha curiosidade comprei e não percebi que vinham dois adesivos, ou seja dois diferentes e para momentos diferentes para cada estudante ou iniciante. Neste processo de testar acabei dando dois nomes para os adesivos, o Adesivo Visual, onde o iniciante precisa visualizar as afinações é o primeiro momento onde cada iniciante aprende sobre as notas, onde ficam. O segundo adesivo dei o nome de sensitivo, ou poderíamos chamar do adesivo braille.

 

 

02. O Adesivo Visual
Descrever o adesivo visual e seu material é muito interessante, vou compartilhar algumas fotos onde podemos perceber como chama atenção este adesivo, hoje ele se encontra no meuviolino elétrico e creio que não vou tirar, HAHAHA, porque meuviolino elétrico engana e já me perguntaram que Viper é esse, é um modelo novo do Mark Wood? Na verdade ele ficou diferente deu um estilo ao meuviolino elétrico. Este adesivo é muito visual, com uma textura única que simula muito bem a textura do espelho do violino, ou seja, você não sente a diferença no momento que está tocando. Suas trastes são muito finas e não influenciam em nada na afinação, muitos me perguntaram se seria igual ao violão, apenas aparenta mão não, é um adesivo muito delicado e diferente, justamente porque foi criado por um músico que conhece o instrumento. Resumindo nosso Adesivo Visual é ideal para o iniciantes das primeiras semanas bondem precisam ver as posições e notas, ajuda no desenvolvimento para aquelas escolas que são a favor do adesivo. Suas trastes prateadas em contraste com o preto e suas marcações e texturas que simulam o espelho é uma opção para iniciantes e claro para aquele musico popular que quer criar um estilo com seu violino para apresentações é incrível.

 

 

 

03. O Adesivo Sensitivo
Este de fato é para um segundo momento, existem muitos alunos e iniciantes que já sabem das primeiras posições e afinações, mais ainda estão desenvolvendo o ouvido é ideal para auxiliar, funciona quase igual a colocar os dedos em um livro todo em braille, por isso que chamo de “Adesivo Sensitivo” por ser delicado e por ter a cor do espelho e não só a cor, sua textura fosca, já diferente da textura brilhante do adesivo visual deixa o violino com seu aspecto bem delicado, não atrapalha no vibrado, não atrapalha nas trocas de posições e de fato você sente nos dedos as trastes delicadas e finas, é impressionante e e tão delicada e fina que muitos não notam que existe um adesivo no seu violino, o mais engraçado que muitos curiosos perguntaram que fez o espelho do seu violino quem foi o Luthier eu nunca vi este modelo, de fato ele engana os olhos mais ajuda todo o iniciante no segundo momento que está buscando melhorar afinação e já está aprendendo as trocas de posições é um excelente adesivo, e volto afirmar que deixa seu violino com um estilo diferente, se você não tem preconceitos e quer deixar seu violino diferente para uma apresentação ou fotos é o único que recomendo e você vai descobrir no próximo tópico que falamos do material e do tempo que usamos o adesivo.

 

 

04. Os testes
Quero apenas começar este tópico com a seguinte frase: “Superou todas as minhas expectativas, simplesmente THE BEST!” Os adesivos em material suportou muitos testes desde grandes trocas de temperaturas, como limpeza, breu, oxidação dos dedos, o material usado pelo fabricante é de uma extrema qualidade e escolhido com muito cuidado um adesivo que é fino, bem acabado, parece simples com 3 camadas para serem colocados pontas de nylon para simular as trastes, sendo assim é um adesivo muito delicado. Uma coisa que fiquei bastante impressionado com com a cola do adesivo, após quase um ano de testes e uso foi muito simples remover o adesivo, parecia que tinha acabado de colocar no espelho, logo após retirar o adesivo ainda tinha coloca para colocar o mesmo adesivo em outro violino, tanto que fiz o teste e ele segurou perfeitamente, parecia um adesivo novo. Um detalhe muito impressionante foi que deixou um resíduo de cola mais foi muito pouco, como mostro nas fotos da retirada do adesivo, e remover foi muito simples, com um pano húmido tirei tranquilamente e parecia que não houve qualquer adesivo colado, diferente dos adesivos que encontramos ai de 10 reais que é muito chato limpar e retirar todo resíduo de cola. Este adesivo foi usado no espelho de de ébano, mais creio que os espelhos de violinos de fabrica que não são de ébano e im pintados ou outra qualquer qualidade de madeira não terá problema em danificar o espelho, ou arrancar a tinta, todos o resultado ao tirar com facilidade e quase não ter cola, foi incrível e de fato inesperado, estava já me preparando para ficar chateado na hora de limpar, mais foi super tranquilo. De todos este material é único. Porque suportou da temperatura mais quente até a temperatura mais fria. Único defeito que posso comentar é que um das trastes o naylon soltou, mais entrei em contato com o fabricante e ele me respondeu que foi defeito na fabricação e duas semanas depois recebi outro kit completo, outro ponto positivo porque o fabricante deseja satisfação de cada cliente que usa seus adesivos. Por tanto recomendadíssimo.

 

 

05. Valores
Sobre os valores para fora do brasil tudo é mais justo, mais transformar 28 dólares em reais doe o coração para este acessório, mais pensando friamente são 14 dólares por adesivo, como são enviado dois então acho super em conta e um grande investimento, porque é um adesivo que a acima de tudo se preocupa em preservar seu instrumento. Não encontrei para comprar no Brasil, apenas achei no site do fabricante e no eBay. Concluindo e resumindo é um excelente custo beneficio e você vai deixar de ficar nervoso com aqueles durex, ou fica crepe que você marca o adesivo e fica chato para tirar e limpar, até porque são fitas que não foram preparadas para tal finalidade. Como os outros adesivos que vendem por ai, não são delicados e seu material é péssimo, adesivos que pensam apenas em ganhar e lucrar. Se você quer um adesivo invista neste, ele aguenta a pressão, rs.

 

06. Fabricante do Adesivo
O adesivo é fabricado no canadá, que pertence a uma empresa familiar, que foi desenvolvido e feito pelo professor de música canadense Peter Stoney.

Site Oficial da The Fiddle Fretter
www.frettedfiddle.com


07. Onde comprar
O adesivo é fabricado no canadá, que pertence a uma empresa familiar. Uma observação importante nos sites de compras é verificar sempre quem é o vendedor, depoimentos da loja, aferir se o encordoamento é original comparando-o com o manual do fabricante que detalha bem a numeração de série, cores e características originais do produto. Verifiquem sempre a reputação do vendedor.

Fabricante – Média de R$100,00 (Frete Free)
Ebay – Média de R$100,00 (Frete Free)

 

CONCLUSÃO GERAL

O Adesivo The Fiddle Fretter, recomendadíssimo pela sua qualidade de material, qualidade que é pensada para o instrumento em todos os detalhes. Seu custo beneficio é excelente porque são dois adesivos, mais para alguns estudantes podem achar caro pelo investimento de 100 reais, mais creio que vale muito pelo cuidado que o adesivo foi desenvolvido para preservar o instrumento.

Exemplo do adesivo em video

2 Comments

  • Diego

    fevereiro 6, 2018 at 3:36 pm

    Uma curiosidade é que o violinista virtuoso Roman Kim usa um violino cujos trastes são aparentes no espelho, porém não é de adesivos mas sim talhados na madeira por ele mesmo, é incrível o visual e é o violino que ele usa em suas maiores apresentações.

Deixe uma resposta